VERNISSAGE EMOCIONA FAMÍLIA E EX-ALUNOS DE NESMARO

A noite da última terça-feira (27) foi marcada pela saudade. Em clima de festa, a Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” encerrou a primeira noite do seu 6º Simpósio de Arte-Educação, inaugurando a exposição de Nestor Marques Rodrigues (Nesmaro /1917-1981), ex professor da EBAHL. Com obras doadas a Escola por Sônia Schild, cunhada do artista, em abril do ano vigente, a exposição é composta por pinturas em óleo sobre tela, desenhos, aquarelas, croquis e fotografias que relembram o talentoso e sensível Nesmaro.

A diretora da EBAHL, Beatriz Batezat Duarte e Sônia Schild

Com a presença de familiares e antigos alunos, o vernissage foi uma oportunidade para reunir velhos amigos e relembrar experiências daqueles que por muito tempo conviveram com o artista, e assim, puderam perpetuar em suas memórias os trejeitos e hábitos de Nesmaro. As árias de óperas e músicas francesas, que muito eram cantaroladas pelo professor, foram a trilha sonora da noite.

Na ocasião, a diretora da Escola de Belas Artes, Beatriz Batezat Duarte, agradeceu a doação e garantiu que, conforme estabelecia Nesmaro, suas obras não deverão ser engavetadas, permanecendo em exposição para que Rio Grande e região possam admirar seu talento. Sônia Schild, doadora das obras, afirmou que Nestor tinha grande apreço pela EBAHL, onde lecionou por 12 anos, e que seus trabalhos não poderiam ser mais bem recebidos do que pela casa e cidade que o acolheram por tanto tempo. “Vendo o resultado desta exposição, fico mais convencida de que tomei a decisão correta. Confesso que ainda possuo alguns trabalhos de Nesmaro, meu marido era grande admirador de suas obras. Quem sabe novas doações poderão ser recebidas pela EBAHL no futuro”, declarou Sônia.

Nesmaro foi professor da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” nas décadas de 60 e 70, nasceu em Montevidéu e radicou-se mais tarde no Brasil. Realizou sua primeira exposição no Rio de Janeiro com apenas 15 anos. Sua mostra fica disponível para visitação até o dia 10 de outubro na Galeria Breche, localizada na rua Carlos Gomes, 583. Mais informações pelo telefone 3232-3387.

28.09.11

Anúncios
  1. professor Nestor foi meu mestre durante os anos que estudei belas artes nesta escola tao amada, ainda hoje lembro do assovio que fazia ao nos orientar sem deixar de respeitar o estilo de cada um. tempos felizes…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: