ALESSANDRA FERIS IN CONCERT COMEMORA 90 ANOS DA EBAHL

Em quase um século se produz mais do que história, se criam tradições, culturas, vidas que com o tempo se transformam. Todos levam um pouco do seu passado quando decidem seguir em frente, mas há quem decida carregar seu pretérito para sempre junto ao presente. Em abril próximo, a Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” completa 90 anos desde a sua fundação e, dando início às comemorações do mês de aniversário, a pianista Alessandra Feris, com apoio da Corsan, oferece um concerto em homenagem à Escola em que inaugurou sua carreira profissional.

Em 1º de abril de 1922 era fundado o Conservatório de Música do Rio Grande, hoje Escola de Belas Artes. Nestes 90 anos, diversas pessoas colaboraram para a construção da identidade deste que se tornou um tradicional centro de ensino das artes no município. Alessandra Feris é uma das personalidades que por lá passaram e hoje leva em seu extenso currículo acadêmico e artístico o nome da EBAHL. Como gratificação mor a presença da Escola de Belas Artes em seu passado e presente, ela oferece no próximo dia 2 de abril um concerto em sua homenagem.

Marcado para as 21 horas da segunda-feira (02), no salão nobre do Clube do Comércio em Rio Grande, Alessandra Feris in Concert tem apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Corsan, fazendo parte da programação da 14ª Festa do Mar. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Escola de Belas Artes a partir de 21 de março.

“Eu iniciei meus estudos de piano na EBAHL com sete anos de idade. Tive aulas de piano com as professoras Suêlma Figueiredo e Anna Maria Seifriz e teoria da música com minha avó, Alayde Brandão Schmidt, que também completa 90 anos de vida em 2012. Orgulho-me em dizer que minha primeira atuação profissional como pianista foi na Escola de Belas Artes, aos 16 anos”, declarou a pianista. Alessandra ainda adiciona “Não há nada mais gratificante do que pisar no palco e olhar tantas pessoas que fizeram parte da minha carreira. Tem pessoas na minha cidade natal que me acompanham desde pequena. Realmente é uma emoção enorme poder compartilhar minha música com pessoas que tanto me incentivaram e me apoiaram ao longo da minha jornada como pianista”. Após a sua estréia aos 16, Alessandra deslocou-se para Porto Alegre, depois Alemanha, e, atualmente, Estados Unidos, onde reside. A pianista é professora titular do Mississippi Gulf Coast College, e, paralelamente, toca pelo mundo. Tendo tocado pelo México, Argentina, Costa Rica, Brasil, Alemanha, Estados Unidos e com convites para tocar na Colômbia e Itália.

Parcialmente subsidiada pelo governo executivo, a Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” é uma das únicas de seu gênero, não só no Estado, como em todo o país. “Faz mais de 15 anos que eu deixei o Brasil, e nunca vi uma instituição como a EBAHL em nenhum lugar do mundo. Eu devo toda minha formação básica a esta instituição, que sempre teve uma direção fantástica e um corpo docente de alta qualidade”, afirmou Feris.

Além de seus 90 anos, a Escola comemora ainda o início da mobilização pela obra em seu novo prédio, onde antes localizava-se o Clube Caixeral. Com verba do BNDES e apoio da Prefeitura Municipal, já está em andamento o processo de idealização do projeto arquitetônico. Segundo a atual diretora da Escola, Beatriz Batezat Duarte, este deverá ser um ano de muitas realizações para a Escola de Belas Artes. “Esperamos que a EBAHL conquiste, além do prédio próprio, seu verdadeiro espaço na educação e cultura do município”, declarou Beatriz.

Diversas atividades estão programadas para comemorar este que promete ser um grande ano para a Instituição. Durante o carnaval, a EBAHL foi homenageada pela Escola Unidos da Zona Oeste. Integrando a programação da Festa do Mar, a Escola realiza também uma exposição fotográfica sobre sua história e, ao final do mês, promoverá um baile de máscaras, recriando o sucesso da festa realizada em seus 85 anos.

Alessandra Feris in Concert

Quando: 2 de abril às 21 horas

Onde: Salão Nobre do Clube do Comércio (Rua Gal. Osório, 430)

Quanto: Entrada gratuita – ingressos devem ser retirados antecipadamente na secretaria da EBAHL

19.03.12

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

