ALESSANDRA FERIS IN CONCERT COMEMORA 90 ANOS DA EBAHL

Em quase um século se produz mais do que história, se criam tradições, culturas, vidas que com o tempo se transformam. Todos levam um pouco do seu passado quando decidem seguir em frente, mas há quem decida carregar seu pretérito para sempre junto ao presente. Em abril próximo, a Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” completa 90 anos desde a sua fundação e, dando início às comemorações do mês de aniversário, a pianista Alessandra Feris, com apoio da Corsan, oferece um concerto em homenagem à Escola em que inaugurou sua carreira profissional.

Em 1º de abril de 1922 era fundado o Conservatório de Música do Rio Grande, hoje Escola de Belas Artes. Nestes 90 anos, diversas pessoas colaboraram para a construção da identidade deste que se tornou um tradicional centro de ensino das artes no município. Alessandra Feris é uma das personalidades que por lá passaram e hoje leva em seu extenso currículo acadêmico e artístico o nome da EBAHL. Como gratificação mor a presença da Escola de Belas Artes em seu passado e presente, ela oferece no próximo dia 2 de abril um concerto em sua homenagem.

Marcado para as 21 horas da segunda-feira (02), no salão nobre do Clube do Comércio em Rio Grande, Alessandra Feris in Concert tem apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Corsan, fazendo parte da programação da 14ª Festa do Mar. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Escola de Belas Artes a partir de 21 de março.

“Eu iniciei meus estudos de piano na EBAHL com sete anos de idade. Tive aulas de piano com as professoras Suêlma Figueiredo e Anna Maria Seifriz e teoria da música com minha avó, Alayde Brandão Schmidt, que também completa 90 anos de vida em 2012. Orgulho-me em dizer que minha primeira atuação profissional como pianista foi na Escola de Belas Artes, aos 16 anos”, declarou a pianista. Alessandra ainda adiciona “Não há nada mais gratificante do que pisar no palco e olhar tantas pessoas que fizeram parte da minha carreira. Tem pessoas na minha cidade natal que me acompanham desde pequena. Realmente é uma emoção enorme poder compartilhar minha música com pessoas que tanto me incentivaram e me apoiaram ao longo da minha jornada como pianista”. Após a sua estréia aos 16, Alessandra deslocou-se para Porto Alegre, depois Alemanha, e, atualmente, Estados Unidos, onde reside. A pianista é professora titular do Mississippi Gulf Coast College, e, paralelamente, toca pelo mundo. Tendo tocado pelo México, Argentina, Costa Rica, Brasil, Alemanha, Estados Unidos e com convites para tocar na Colômbia e Itália.

Parcialmente subsidiada pelo governo executivo, a Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” é uma das únicas de seu gênero, não só no Estado, como em todo o país. “Faz mais de 15 anos que eu deixei o Brasil, e nunca vi uma instituição como a EBAHL em nenhum lugar do mundo. Eu devo toda minha formação básica a esta instituição, que sempre teve uma direção fantástica e um corpo docente de alta qualidade”, afirmou Feris.

Além de seus 90 anos, a Escola comemora ainda o início da mobilização pela obra em seu novo prédio, onde antes localizava-se o Clube Caixeral. Com verba do BNDES e apoio da Prefeitura Municipal, já está em andamento o processo de idealização do projeto arquitetônico. Segundo a atual diretora da Escola, Beatriz Batezat Duarte, este deverá ser um ano de muitas realizações para a Escola de Belas Artes. “Esperamos que a EBAHL conquiste, além do prédio próprio, seu verdadeiro espaço na educação e cultura do município”, declarou Beatriz.

Diversas atividades estão programadas para comemorar este que promete ser um grande ano para a Instituição. Durante o carnaval, a EBAHL foi homenageada pela Escola Unidos da Zona Oeste. Integrando a programação da Festa do Mar, a Escola realiza também uma exposição fotográfica sobre sua história e, ao final do mês, promoverá um baile de máscaras, recriando o sucesso da festa realizada em seus 85 anos.

Alessandra Feris in Concert

Quando: 2 de abril às 21 horas

Onde: Salão Nobre do Clube do Comércio (Rua Gal. Osório, 430)

Quanto: Entrada gratuita – ingressos devem ser retirados antecipadamente na secretaria da EBAHL

19.03.12

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: