ALESSANDRA FERIS IN CONCERT LOTA CÂMARA DE COMÉRCIO NOS 90 ANOS DA EBAHL

Com um público de mais de 300 pessoas, foi comemorado ontem o aniversário de 90 anos da Escola de Belas Artes. Para celebrar a data, a EBAHL, em parceria com a Corsan, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Câmara de Comércio e Femar – Agência de Desenvolvimento, promoveu “Alessandra Feris in Concert”, na segunda-feira, dia 2, integrando a programação da 14ª Festa do Mar.

Carinhosamente escolhido pela pianista, o programa do concerto apresentou obras de Ginastera, Mozart, Kodály, Brahms e até mesmo Chiquinha Gonzaga, em pouco mais de uma hora de apresentação. Durante o evento, Alessandra fez questão de interagir com o público nos entremeios de cada peça apresentada e disse ser uma grande satisfação estar em Rio Grande comemorando os 90 anos da Escola que iniciou sua carreira musical.

“É muito bom estar aqui celebrando com todos vocês e poder tocar para minha família, meus amigos, antigos professores e pessoas que me acompanham há muito tempo”, declarou Feris enquanto apresentava seu próximo número do programa. A pianista também agradeceu a todos que colaboraram para a realização do evento no Salão Nobre da Câmara do Comércio.

Ao término do programa, o presidente da Femar, Márcio Neves e a diretora da Escola de Belas Artes, Beatriz Batezat Duarte, entregaram uma medalha comemorativa da Festa do Mar à pianista.

“É muito bom quando os filhos da terra retornam aos seus”, afirmou Márcio. O presidente também declarou ser uma grande satisfação ter um concerto como este integrando a programação da 14ª Festa do Mar, em curso até 8 de abril, principalmente se tratando de uma celebração a uma instituição tradicional como a EBAHL. Após receber a homenagem, Alessandra Feris ainda apresentou três músicas extras, sendo mais uma vez ovacionada pela platéia.

Ao longo de 2012 a Escola de Belas Artes estará promovendo diversas atividades em comemoração aos seus 90 anos. Dentro do mês de aniversário, ainda serão promovidos a reapresentação do espetáculo “Carmen”, na quinta-feira, 5 de abril na Festa do Mar, e o Baile de Máscaras, que pretende repetir o sucesso da festa de 85 anos da Escola. Para quem quiser saber mais sobre a história da EBAHL, está disponível para visitação no Pavilhão 5 da Festa do Mar, a exposição fotográfica “Escola de Belas Artes: 90 anos de Arte-Educação”.

OUTROS CONCERTOS NA 14ª FESTA DO MAR

Ainda integrando a programação da Festa, estão os concertos da centenária Orquestra Rossini, no dia 6 de abril às 17 horas, da Big Band da Furg, no dia 7 às 21h30 e da Orquestra Música pela Música, subsidiada pelo projeto SESI Catedrais, com apresentação também no dia 7 às 20 horas, todas no Multipalco.

SOBRE ALESANDRA FERIS

Iniciou seus estudos na Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos”, com as professoras Suelma Figueiredo, Anna Seifriz e com sua Avó Alayde Brandão Schmidt.

Após concluir o curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), a pianista gaúcha Alessandra Feris foi contemplada com uma bolsa do KAAD para estudar na Hochschule für Musik Franz Liszt em Weimar, Alemanha. Concluiu, em 1998, ‘Künstlerisches Fortbildung- Aufbaustudium’ em Piano e, em 2000, ‘Künstlerisches Diplom’ em Piano, Música de Câmara e Acompanhamento de Lied.

Mestre em Música (Piano Performance)  pela University of Iowa (2003),  e Doutora em Música (Piano Performance) pela Florida State University (2008), ganhou inúmeras bolsas e prêmios nestas instituicões, destacando-se: ‘Becker Piano Scholarship,’ ‘John Simms Piano Award For Outstanding Achievement in the Study of Music’ (University of Iowa) e ‘2008 Outstanding Teaching Assistant Award’ (Florida State University).

Premiada em inúmeros concursos nacionais e internacionais, marcou presença em diversos festivais como ‘Internationale Klavier Akademie’ em Karlsruhe, Alemanha e ‘Bela Bartók Seminar’ em Szombathely, Hungria. Participou do evento ‘Bach 2000,’ onde o Cravo Bem Temperado foi executado integralmente na Festsaal Fürstenhaus em Weimar, Alemanha, e também da ‘First Global Scarlatti Marathon,’ em Tallahassee, EUA. Destacada intérprete de música contemporânea, estreou inúmeras obras nos EUA, incluindo a ‘Sonata sobre um Tema de Bartók’ do compositor Marlos Nobre.

Alessandra Feris estudou nos Estados Unidos com Rene Lecuona, Carolyn Bridger e Read Gainsford; na Alemanha com Thomas Steinhöfel e Lazar Berman, e no Brasil com Suêlma Figueiredo, Anna Seifriz, Hubertus Hofmann, Homero Magalhães e Dirce Knijnik. Também teve experiências enriquecedoras com o pianista húngaro Ferenc Rados. Desde 2008, é professora titular de Piano do Mississippi Gulf Coast College (EUA). Atua frequentemente como banca de concursos de piano e tem sido convidada para ministrar masterclasses em importantes universidades, como University of Southern Mississippi, James Madison University, University of South Alabama e Universidad de Costa Rica.

Alessandra, que recentemente teve sua biografia publicada em ‘Who’s Who in America 2010’ e ‘Who’s Who of American Women 2010,’ apresenta-se regularmente como solista, recitalista e camerista em vários países da Europa, Mexico, Costa Rica, Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recentemente fez seu debut no famoso Palacio de Bellas Artes (sala Manuel M. Ponce), na Cidade do México.

Fernanda Miki

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: