EBAHL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA O FAC 2012

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Supervisão Cultural da SMEC e Escola de Belas Artes, participou da capacitação para o Fundo de Apoio a Cultura (FAC 2012), oferecido pela Diretoria de Economia da Cultura em Porto Alegre na última terça-feira (22). O encontro teve como objetivo esclarecer as principais dúvidas e orientar sobre os próximos editais lançados pela Secretaria de Cultura do Estado.

Os seis editais do Fundo de Apoio à Cultura – FAC 2012 contabilizam R$ 10 milhões de fomento à cultura no Rio Grande do Sul. Podem participar destes editais qualquer cidadão cadastrado como produtor cultural (modalidade pessoa física e pessoa jurídica) ou prefeitura que estejam regularmente habilitados no Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC), junto à Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC). Ao todo, três dos seis editais do FAC estão com prazos de inscrições abertos.

O secretário da pasta, Assis Brasil, destacou ser este o maior investimento na área já feito por um governo do Estado. “Só trabalhamos com editais o que assegura a transparência. A data de hoje ficará na historia do nosso Estado, como a marca da atuação cultural do estado. Teremos um reforço da secretaria através da potencialização da auto-estima da população rio-grandense, que deixando de ser objeto passa a ser protagonista do processo cultural”, disse, em nota.

A capacitação ministrada no dia 22 de maio era destinada especificamente às Prefeituras Municipais. No dia 24 o mesmo evento ocorre aberto à Ṕessoas Físicas, Jurídicas e Instituições Culturais. A seleção de projetos de todas as áreas culturais e artísticas acontecerá de acordo com cinco finalidades : Apoio à Criação e Produção; Apoio ao Registro e à Memória; Apoio à Difusão e à Circulação; Apoio à Programação Continuada em Espaços Culturais e Apoio à formulação de Indicadores, Informação e Qualificação. Foram lançados também editais para concessão de apoio à programação em Feiras de Livro e a projetos de eventos com mais de cinco edições realizadas. O FAC também vai conceder Prêmios nas áreas de Artes Cênicas, das Artes Visuais, da Música e do Audiovisual. Projetos de educação patrimonial, de circulação de acervos históricos e de curadoria de acervos em museus públicos de artes visuais também compõem o conjunto dos 6 editais do FAC neste ano.

O Fundo de Apoio à Cultura, estabelecido por lei em 2001, só teve um único edital lançado até hoje, em dezembro de 2010. Esta seleção distribuiu um valor total de R$ 880 mil reais em 2011.

23.05.12

Fernanda Miki

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: